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O Gambito da Rainha: lições de marketing e influência no comportamento dos consumidores


Por: Rayssa Lobato | Tempo de leitura: 3 minutos | Data: 05/01/2021

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre um dos últimos sucessos da Netflix: a minissérie “O Gambito da Rainha”. Afinal, a produção tornou-se uma das preferidas e mais assistidas no catálogo da plataforma no ano de 2020. Mas o que a série pode trazer de lições para o mercado do marketing e pode influenciar no comportamento dos consumidores?

Em apenas sete episódios, “O Gambito da Rainha” apresenta cenas com foco em tabuleiros e peças, fazendo um jogo que é extremamente cerebral e com ares típicos de filmes de ação. O mercado do xadrez ganhou holofotes e isso reflete em (muitos) números que vamos te mostrar no decorrer desse conteúdo. Preparado?

A série “O Gambito da Rainha”

Lançada no dia 23 de outubro de 2020, a minissérie conta a história de Beth Harmon, uma jovem prodígio de xadrez em seu caminho para se tornar campeã mundial, n os anos 1950, enquanto lida com dramas pessoais, como a depressão e dependência de álcool e drogas.

Baseada no livro homônimo de 1983, de Walter Tevis, “O Gambito da Rainha” é, até agora, a minissérie original de maior sucesso da plataforma de streaming. Apenas 28 dias após seu lançamento, a produção já tinha sido assistida em mais de 62 milhões de casas ao redor do mundo.

Mas como essa produção influenciou (e muito) no comportamento das pessoas?

Buscas e vendas por jogos de xadrez

As buscas por “jogos de xadrez” dispararam de acordo com o Google Trends. Os usuários também pesquisaram bastante no buscador sobre as jogadas de xadrez, como a siciliana ou o cheque pastor.

A procura por “O Gambito da Rainha” cresceu em 250%, por exemplo, enquanto a pesquisa sobre “jogada siciliana” aumentou em 300%. Nos Estados Unidos, as vendas de jogos de xadrez aumentaram em 87%.

Crescimento de sites e aplicativos de xadrez

Não foi apenas os jogos de xadrez que tiveram um crescente aumento depois do lançamento da série “O Gambito da Rainha”, os sites e aplicativos também cresceram. O número de registros de usuários diários no site Chess.com, por exemplo, aumentou em 5 vezes.

Já o aplicativo “Chess – Play and Learn” saiu da 1045ª posição para 140ª no ranking mundial. Gerando uma receita de U$$ 300 mil para a empresa, segundo a Sensor Tower.

Lições de marketing e consumo

Após as informações listadas aqui, é perceptível que a produção da Netflix teve, de fato, uma grande influência positiva no mercado de xadrez, sem nem mesmo tentar vender o jogo aos espectadores durante a minissérie. Portanto, é muito importante entender as lições que “O Gambito da Rainha” traz para o cotidiano do marketing nas empresas.

Separamos duas lições que você pode aprender com o fenômeno da série e levar para o cotidiano do marketing:

O conteúdo importa

Mesmo sem a pretensão de vender o jogo de xadrez para os espectadores, a série despertou interesse pelo jogo. Portanto, a maior lição deixada é que o conteúdo importa muito na hora de vender produtos.

O futuro do marketing

Com todo o sucesso da série “O Gambito da Rainha” e o aumento que ela provocou no interesse das pessoas pelo jogo de xadrez e em suas vendas, já nos dá uma visão sobre o futuro do marketing.

Aliás, o futuro (e, talvez, até o presente) do marketing será uma fórmula pautada em: conteúdo + comércio = mais vendas. E, quando falamos de conteúdo, nos referimos às histórias que entretêm e emocionam o público.

Sobre a Cubo333

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