blog da cubo333

Como usar a curadoria a favor das vendas


Por: Guilherme Ludwig | Tempo de leitura: 2 minutos | Data: 13/09/2021

O fato de buscas simples no Google retornarem milhões de resultados demonstra a infinidade de opções que temos à disposição atualmente. Mas nem sempre isso é bom, porque o excesso de alternativas dificulta a escolha. Nesse sentido, a curadoria pode ajudar, visto que filtra o que há de melhor e facilita a tomada de decisão, potencialmente alavancando as vendas.

No cotidiano da Cubo333, uma aplicação é na escolha de promoções de passagens aéreas e de pacotes de voo mais hotel divulgados no site, aplicativo e redes sociais do Passagens Imperdíveis.

Todos os dias, nosso time encontra milhares de combinações diferentes de promoções que se pode filtrar por diversos critérios:

  • Origem
  • Destino
  • Datas de viagem (dias comuns ou datas especiais)
  • Período
  • Companhias aéreas
  • Hotéis
  • Faixas de preço

Diante de tamanha variedade, a equipe responsável pela busca de promoções faz uma curadoria segundo critérios estratégicos. Com isso, ao compartilharmos as oportunidades de compra, o público recebe um número reduzido de opções que têm maior chance de se encaixar nos interesses dele.

Neste exemplo, selecionamos apenas promoções para passar o ano-novo no Nordeste:

promoção de passagem aérea para ano-novo no Nordeste

Já neste aqui, focamos em dois critérios: o hotel e a duração da viagem.

promoção de pacote de voo mais hotel

Assim, fica mais fácil para o usuário tomar a decisão, porque ele recebe alerta no celular ou no feed com um recorte específico. Supondo que ele já tenha interesse em realizar a viagem, poupará bastante tempo de pesquisa.

Embora se mostre efetiva para aumentar as vendas, conforme observamos internamente, a curadoria depende de um pilar fundamental para funcionar: a confiança do público.

Da mesma forma que ninguém quer gastar muito tempo para tomar uma decisão, são pouquíssimos os que se dispõem a arriscar em sugestões de alguém sem credibilidade. Por isso, a curadoria vai além da simples aplicação de filtros, mas advém de um consistente e fundamentado trabalho de pesquisa.

As promoções que mencionamos, por exemplo, passaram por análise aprofundada do nosso time: os preços para réveillon no Nordeste estavam de fato mais baratos que a média, assim como o hotel em Ilhéus, que além do preço especial, é muito bem avaliado pelos hóspedes.

Quem se deparasse com uma dessas promoções e resolvesse pesquisar, logo perceberia que se trata de uma oportunidade verdadeira, e não de um simples filtro automático. Isto que dá sentido à curadoria: ser de verdade.

Sabendo desses princípios e observando esses exemplos, reflita sobre como pode usar a curadoria a favor das vendas no seu negócio, principalmente a partir da expertise que só você tem no seu ramo!

E se quiser ver na prática nosso trabalho de curadoria no Passagens Imperdíveis, acesse já o site.

Sobre a Cubo333

Somos uma agência digital especializada em soluções de marketing, design e tecnologia para divulgar empresas e marcas na Internet e off-line.

Comentários:

E-Book Cubo333