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Storytelling: motivos para usar na sua estratégia


Por: Rayssa Lobato | Tempo de leitura: 2 minutos | Data: 15/06/2021

A habilidade de contar histórias de forma relevante humanizada é conhecida como storytelling. Os profissionais de marketing usam essa técnica muito utilizada pelas marcas que desejam engajar o público, causar uma emoção, um sentimento e deixar a sua identidade para as pessoas.

O que é storytelling?

Storytelling é um termo em inglês. “Story” significa história e “telling”, contar. Ou seja, é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.

É um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta. A ferramenta é muito utilizada no marketing e na publicidade, pois se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses através de uma narrativa.

Storytelling no marketing

Nos últimos anos o storytelling no marketing se tornou uma das ferramentas mais poderosas de estratégia de narrativa. Portanto, nem sempre é fácil colocar em prática. Exige conhecimento sobre as verdades que a marca quer deixar para o público.

Os profissionais da área precisam contar histórias sobre seus produtos e serviços em busca de criar um vínculo maior com seu público. Com o storytelling, as marcas têm utilizado cada vez mais como estratégia para as suas vendas.

Afinal, as histórias transmitem propósito, dessa forma as empresas são mais notadas e propensas a conquistarem a lealdade dos seus consumidores. Essas histórias ajudam a moldar a imaginação do cliente com memórias sobre a sua marca. Portanto, cria-se uma narrativa capaz de engajar e despertar sentimentos no público para que, assim, se motive a priorizar a sua marca ao tomar uma decisão de compra.

Listamos abaixo três motivos para usar o storytelling no seu marketing:

  1. Ajuda a criar consciência de marca: as histórias de marcas e negócios são usadas para criar relacionamento com seus clientes ao gerar valor, apresentar soluções e conectar através de memórias.
  2. Contar histórias gera valor ao produto: o valor de um produto está na história associada a ele. Elas acionam o emocional do público e trazem lembranças.
  3. Ajuda a construir relacionamento com os clientes: as histórias mais poderosas do marketing giram em torno dos sentimentos das pessoas, conectando-as fielmente a uma marca e ao que elas representam no mercado a longo prazo.

O storytelling nas marcas

O Passagens Imperdíveis, startup de passagens aéreas, principal produto da Cubo333. utiliza o storytelling para contar histórias para os seus seguidores através dos conteúdos de blog e redes sociais. Você encontrará dicas de viagens, com sugestões de lugares imperdíveis para conhecer – e as principais atrações desses destinos – com o objetivo de fazer o leitor embarcar para o lugar por meio da escrita e imagens ilustrativas.

Além disso, o processo de construir um bom relacionamento com o cliente e fidelizar cada um, acontece com o atendimento de qualidade e de forma humanizada da marca.

Aproveite e leia o nosso conteúdo sobre o comportamento do consumidor e saiba mais sobre os fatores que influenciam no processo da compra!

Sobre a Cubo333

Somos uma agência digital especializada em soluções de marketing, design e tecnologia para divulgar empresas e marcas na Internet e off-line.

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