Mais um ano começou e chega também o momento de planejar, mas considerando que o mercado passa por mudanças frequentes, como novas ferramentas e redes. Dessa forma, é muito importante estudar sobre as tendências de marketing para 2022, de modo a desenvolver um bom planejamento.
A base de clientes digitalizada reforça ainda mais a importância dos dados: extrair > analisar > traçar novas estratégias. Não é possível trabalhar com marketing efetivamente sem estatísticas.
Os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de ferramentas de dados que utilizam, enquanto 78% das organizações de marketing mudaram ou voltaram a priorizar métricas devido à pandemia.
É indispensável que os profissionais de marketing combinem tecnologia e comunicação para aproveitar da melhor forma as ferramentas disponíveis.
O trabalho remoto veio para ficar, essa modalidade e o sistema de trabalho híbrido são tendências em vários setores, inclusive no marketing. Afinal, ficou claro que é possível realizar um trabalho de qualidade a distância.
No setor de marketing, 82% das organizações estão adotando novas políticas em torno do trabalho remoto. Mas vale a ressalva sobre a importância de momentos de descontração, relaxamento e equilíbrio no fluxo de trabalho.
O vídeo, por meio do YouTube, TikTok, Reels, Lives, Twitch, etc., foi o canal de marketing que mais cresceu em 2021. Eventos que eram tradicionalmente realizados presencialmente migraram para o formato digital. Agora, a tendência é que sigam dessa forma ou no formato híbrido.
Canais com maior aumento de valor no último ano, segundo o Relatório de Marketing Salesforce:
A plataforma deve crescer ainda mais neste ano e se fortalecer como um canal de aquisição nas estratégias de marketing digital. O TikTok é onde as trends surgem, além de possibilitar a criação de conteúdos curtos e descontraídos, que são uma das formas de entretenimento mais populares da atualidade.
O slow content e os conteúdos mais profundos e duradouros também estão se popularizando. Isso é positivo para quem produz e quem consome, já que vivemos um período de excesso de posts.
Com os altos valores de anúncios e o alcance orgânico das redes sociais das marcas reduzido, o social selling ganha força.
O social selling é o processo de prospectar possíveis clientes e criar um relacionamento com eles nas redes sociais. Os vendedores buscam se aproximar dos consumidores que têm o perfil de cliente da empresa.
A ideia é trabalhar com microinfluenciadores internos, que produzem conteúdo educativo sobre o mercado, tendo como principal objetivo fazer com que os seguidores avancem na jornada de compra.
Qual a tendência que você acredita que será o grande destaque deste ano?
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