blog da cubo333

7 tendências de marketing para 2022 


Por: Ana Karolina Cipriano | Tempo de leitura: 2 minutos | Data: 20/01/2022

Mais um ano começou e chega também o momento de planejar, mas considerando que o mercado passa por mudanças frequentes, como novas ferramentas e redes. Dessa forma, é muito importante estudar sobre as tendências de marketing para 2022, de modo a desenvolver um bom planejamento.

As tendências de Marketing em 2022

Planejamento de marketing | Crédito: J. Kelly Britto | Unsplash

1. A importância dos dados

A base de clientes digitalizada reforça ainda mais a importância dos dados: extrair > analisar > traçar novas estratégias. Não é possível trabalhar com marketing efetivamente sem estatísticas.

Os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de ferramentas de dados que utilizam, enquanto 78% das organizações de marketing mudaram ou voltaram a priorizar métricas devido à pandemia.

2. Profissionais ainda mais conectados

É indispensável que os profissionais de marketing combinem tecnologia e comunicação para aproveitar da melhor forma as ferramentas disponíveis.

3. Trabalhe de qualquer lugar

O trabalho remoto veio para ficar, essa modalidade e o sistema de trabalho híbrido são tendências em vários setores, inclusive no marketing. Afinal, ficou claro que é possível realizar um trabalho de qualidade a distância.

No setor de marketing, 82% das organizações estão adotando novas políticas em torno do trabalho remoto. Mas vale a ressalva sobre a importância de momentos de descontração, relaxamento e equilíbrio no fluxo de trabalho.

4. A força dos vídeos

Vídeos em alta

Ascensão dos vídeos | Crédito: George Milton | Pexels

O vídeo, por meio do YouTube, TikTok, Reels, Lives, Twitch, etc., foi o canal de marketing que mais cresceu em 2021. Eventos que eram tradicionalmente realizados presencialmente migraram para o formato digital. Agora, a tendência é que sigam dessa forma ou no formato híbrido.

Canais com maior aumento de valor no último ano, segundo o Relatório de Marketing Salesforce:

  • Vídeo
  • Mídia social
  • Anúncios digitais
  • Conteúdo digital
  • Site e/ou aplicativo

5. Ascensão do TikTok

Tik Tok deve crescer ainda mais

O crescimento do TikTok | Crédito: Olivier Bergeron| Unsplash

A plataforma deve crescer ainda mais neste ano e se fortalecer como um canal de aquisição nas estratégias de marketing digital. O TikTok é onde as trends surgem, além de possibilitar a criação de conteúdos curtos e descontraídos, que são uma das formas de entretenimento mais populares da atualidade.

6. Desaceleração da produção de conteúdo

O slow content e os conteúdos mais profundos e duradouros também estão se popularizando. Isso é positivo para quem produz e quem consome, já que vivemos um período de excesso de posts.

7. Social Selling

Com os altos valores de anúncios e o alcance orgânico das redes sociais das marcas reduzido, o social selling ganha força.

O social selling é o processo de prospectar possíveis clientes e criar um relacionamento com eles nas redes sociais. Os vendedores buscam se aproximar dos consumidores que têm o perfil de cliente da empresa.

A ideia é trabalhar com microinfluenciadores internos, que produzem conteúdo educativo sobre o mercado, tendo como principal objetivo fazer com que os seguidores avancem na jornada de compra.

Qual a tendência que você acredita que será o grande destaque deste ano?

Sobre a Cubo333

Somos uma agência digital especializada em soluções de marketing, design e tecnologia para divulgar empresas e marcas na Internet e off-line.

Comentários:

E-Book Cubo333