blog da cubo333

Significado das cores: importância para construção de uma marca


Por: Rayssa Lobato | Tempo de leitura: 2 minutos | Data: 30/06/2021

Você já parou para pensar no quanto as cores influenciam nas escolhas e ações dos clientes? O significado das cores pode ajudar a potencializar seus resultados e conquistar seus clientes.

Elas podem ser usadas para estimular emoções, impactando pessoas de forma positiva ou negativa, por isso, são ferramentas utilizadas pelas empresas na construção do branding. Pode parecer exagero, mas elas são sim capazes de incentivar, direcionar e aumentar muito suas taxas de conversão.

É muito comum que se discuta sobre cores no mundo do design. Portanto, o significado das cores também é importantíssimo para o marketing. Escolher as cores certas para os elementos do seu site, produto e comunicações gráficas é essencial para potencializar os resultados.

O que é a psicologia das cores?

Para entender esse processo, vamos falar sobre a psicologia das cores – e como o significado pode influenciar o processo de compra e até mesmo na fidelização do cliente.

A psicologia das cores estuda a relação entre as cores e o comportamento humano, investigando de que forma elas podem afetar as nossas decisões cotidianas – por exemplo, na compra de itens e produtos.

Significado das cores

Listamos algumas cores e seus significados para você entender um pouco mais:

Vermelha

A cor vermelha transmite urgência, velocidade, empolgação, paixão, desejo. É uma cor quente e poderosa, muito usada no mercado para chamar a atenção das pessoas, mas tem que ser usada com sabedoria.

No caso da marca Passagens Imperdíveis, principal produto da Cubo333, a cor vermelha tem a ver com urgência e que o aplicativo notifica a passagem para comprar na hora.

Laranja

A cor laranja transmite entusiasmo, diversão e movimento. É uma cor vibrante que pode levar a pessoa a alguma ação, por remeter a uma sensação de urgência. Pode estimular a criatividade e despertar o desejo de ação nos consumidores.

Amarela

A cor amarela transmite jovialidade, amizade, otimismo e alegria. É muito usada como aviso, principalmente em alertas e sinais de trânsito. É uma ótima cor para destacar algo importante, mesmo em uma página com muita informação.

Roxa ou violeta

A cor roxa ou violeta inspira: imaginação, criatividade, sabedoria, mistério e luxo. Assim como a cor laranja, também tem a capacidade de estimular a imaginação e a criatividade. Historicamente, é muito associada à riqueza e à nobreza. Por isso, algumas marcas usam essa cor para passar uma ideia de sofisticação e elegância.

Há uma história por trás de cada cor, porém, separamos apenas algumas para exemplificar. Escolha cores capazes de representar a sua marca, pois elas serão as responsáveis em traduzir a identidade da loja para o mundo visual.

Sobre a Cubo333

Somos uma agência digital especializada em soluções de marketing, design e tecnologia para divulgar empresas e marcas na Internet e off-line.

Comentários:

E-Book Cubo333