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O poder da palavra a seu favor e do seu negócio


Por: Guilherme Ludwig | Tempo de leitura: 3 minutos | Data: 15/07/2021

Você já discordou com alguém por causa da maneira como a pessoa falou, ainda que ela tivesse razão? A verdade é que as palavras têm poder de tal modo, que mesmo tentando transmitir ideias aparentemente iguais, elas podem gerar impressões bem diferentes. Daí a importância de se ter cuidado ao escolhê-las.

O neurocientista Iván Izquierdo (1937-2021) exemplificou como uma só palavra pode mudar nossa memória e até a percepção que temos de fatos objetivos. Em vídeo publicado no canal Fronteiras do Pensamento, Izquierdo cita 2 estudos.

No primeiro, ao questionar sobre um acidente de carro para 2 grupos que assistiram ao mesmo vídeo, a troca de uma palavra fez diferença. Cada turma atribuiu maior ou menor gravidade às imagens lembradas conforme o termo empregado na pergunta:

  • Carros “bateram”: menor velocidade, menos danos, sem vítimas
  • Carros “estraçalharam”: maior velocidade, mais danos, vítimas fatais

Outra pesquisa traz mais achados curiosos. Dessa vez, os cientistas pediram a 2 grupos para decorarem os mesmos fatos sobre a Copa do Mundo de 1954. Mas antes de avaliarem os participantes, emitiram uma opinião sobre o torneio, o que afetou o resultado dos testes:

  • Copa com “péssimo” nível técnico: lembraram-se de menos fatos
  • Copa com “ótimo” nível técnico: lembraram-se de mais fatos

Fica claro como uma mudança simples pode ser determinante, ao atribuir um significado que influencia positiva ou negativamente a percepção do interlocutor.

Eis um teste simples, criado agora mesmo por quem escreve: qual impressão você tem de cada frase a seguir?

  • Os pontos estão espalhados pela cidade.
  • Os pontos estão distribuídos pela cidade.

Ambas denotam quantidade, no entanto a primeira transmite ideia de menos organização do que a última. Cabe a intenção e o contexto para escolher a mais adequada, sempre com responsabilidade.

Use o poder das palavras ao seu favor

Diante dessas constatações, vale a pena redobrar a atenção nas palavras escolhidas, principalmente em locais de destaque:

  • Títulos (artigos, push, assunto de e-mail, etc.)
  • Partes negritadas (blog, corpo de e-mail, etc.)
  • Botões e chamadas para ação (CTA)

Embora tal recomendação soe óbvia, o diferencial é que agora você consegue ponderar mais a fundo. Não é algo 100% exato, mas você pode pensar no tipo de impressão que deseja causar, na intensidade do sentimento que aquela palavra evoca e em como ela pode influenciar algo que parece não relacionado.

De nenhuma forma deve-se usar técnicas de redação para enganar o público. Muito pelo contrário: o objetivo é transmitir com mais clareza a ideia que realmente se deseja passar.

Veja um exemplo prático

Ao anunciar pacotes de viagem no Passagens Imperdíveis, empresa criada pela Cubo333, calculamos cada palavra nas chamadas. Veja neste exemplo como se destacou além de um hotel no Egito, mas um hotel com vista para as pirâmides.

texto anunciando hotel com vista para as piramides do egito

Dessa forma, queremos encorajar a compra ao atribuir um significado mais profundo àquela oferta. Para isso, usamos palavras que evocam o principal atrativo de viajar ao Egito: as pirâmides.

Apesar do poder das palavras, elas não podem trabalhar sozinhas. Então, ao comunicar algo, a mensagem deve ser verdadeira. Voltando ao exemplo do hotel no Egito, só destacamos a vista para as pirâmides porque de fato havia esse diferencial. Se não fosse o caso, buscaríamos outro atributo para ressaltar.

Com tudo isso em mente, esperamos que você consiga escolher de forma ainda mais precisa e responsável cada palavra em seus textos e falas.

Se você deseja aprofundar um pouco mais suas técnicas de redação, baixe este e-book gratuito sobre produção de conteúdo!

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