O ano que passou foi marcado pelas dificuldades geradas pela pandemia e, por isso, as tendências para o marketing digital em 2021 passam pelas transformações causadas pelo novo coronavírus. Cada vez mais empresas migraram para o mercado on-line, ao mesmo tempo que as estratégias de negócios sofreram ajustes
Muitas dessas mudanças, inclusive, acabaram se tornando as tendências que veremos em 2021. Portanto, é importante se preparar para esses novos rumos do marketing digital. Mas quais são?
Veja algumas das principais tendências que separamos para você melhorar o marketing do seu negócio nesse novo ano:
Essa é, sem dúvida, uma parceria imbatível! A integração entre e-commerce e redes sociais foi outro ponto forte que vai se consolidar mesmo com o fim do coronavírus. Usando as redes sociais, você pode mostrar sua empresa para o seu público-alvo, atrair clientes e vender bastante.
Já o e-commerce, é como ter um porto seguro onde manter todos os seus produtos cadastrados e um lugar onde seus parceiros sempre poderão contar com você e sua empresa. A pandemia trouxe essa interação entre ambos e fez com que a comunicação nas mídias se tornasse mais direta e imediata, e a agilidade e praticidade aumentaram o sentimento de valorização do cliente.
Com a circulação nas ruas restrita, em razão do isolamento social, a pandemia lançou algumas tendências como as lives, por exemplo, que se multiplicaram em todos os canais – no Youtube, Facebook e Instagram bateram recordes de visualizações.
As lives, inclusive, já era um dos formatos do Marketing Digital que acabou se popularizando nesse período. Afinal, é difícil encontrar alguém que não tenha assistido a transmissão de um show, aula, jogo, palestra ou uma entrevista ao vivo pela internet neste ano, não é mesmo?
Desde o surgimento da internet, além das tecnologias, surgiram novos conceitos, hábitos e culturas. Essas transformações se interligam, e há, ainda, o desenvolvimento de transformações sociais.
As tecnologias como o Android, por exemplo, foram uma das pioneiras neste cenário de transformações. Impulsionada pela pandemia, a digitalização das atividades foi intensa em 2020. Praticamente todos os setores, como comércio, serviços, educação e lazer passaram a depender de algum tipo de tecnologia. Para 2021, a tendência é que muitas delas continuem se desenvolvendo, impulsionadas pelo avanço da inteligência artificial e do machine learning.
Muitas redes sociais vêm e vão. Mas o TikTok veio pra ficar e se consolidou no Brasil em 2020. O aplicativo foi o mais baixado do mundo, com 2 bilhões de downloads. Portanto, esse crescimento é uma das principais tendências de Marketing Digital para ficar de olho no próximo ano. Desvendar o algoritmo da plataforma e entender como viralizar por lá é um dos principais desafios.
O Reels, ferramenta do Instagram, também merece destaque, porque tende a crescer. Afinal, ela já conta com a base de usuários que já está na rede social e já gasta horas do seu dia por lá.
Após um ano de isolamento social, que nos levou a ficar distante das pessoas, as interações para as telas voltaram a ser tendência. Por isso, as marcas passaram a investir mais na interatividade para criar um envolvimento humano. Dessa forma, experiências em tempo real e conteúdos interativos vão conectar ainda mais marcas e consumidores nesse novo ano.
Estimular a criatividade é um dos principais objetivos do marketing de conteúdo. E isso não ajuda apenas a acompanhar as tendências atuais e futuras, mas também a determinar o estilo certo a ser usado em temporadas e campanhas específicas.
Dentre as tendências de marketing digital para 2021, é esperado que a produção de conteúdo seja ainda mais envolvente e interativa, com podcasts, textos em áudio e infográficos animados.
A pandemia mexeu muito com as emoções, já que os sentimentos ficaram à flor da pele diante de um cenário de perdas e incertezas que escancarou ainda mais a vulnerabilidade humana contra um vírus que era totalmente desconhecido.
Com isso, as marcas também foram afetadas e perceberam a fragibilidade diante das mudanças do mercado. Sendo assim, àquelas que conseguiram assumir a sua condição humana e entender o papel em um momento de dificuldade conseguiram se conectar com as pessoas, dar continuidade ao seu negócio e ganhar a identificação dos consumidores.
A forma das marcas se relacionarem com os influencers mudou, já que eles acabaram se tornando os próprios influencers do seu negócio. Aliás, toda marca precisa entender que é preciso sair da zona de conforto dos “recebidos” e começar a cocriar, sendo essa a melhor forma para garantir engajamento.
Os usuários querem se sentir representados nas campanhas e ações das marcas – e além da personalização dos produtos, querem contribuir de fato com esse processo de cocriação dos produtos que irão comprar.
A nossa seleção – com algumas das principais – tendências para o marketing digital em 2021 foi feita. Mas conta pra gente: para você, há alguma outra importante que não pode ficar de fora?
É o momento de se preparar para esses novos rumos do marketing digital. A pandemia ainda não acabou, é fato, mas muitas empresas já se planejam e antecipam as mudanças e estão preparadas para enfrentá-las.
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