A série Round 6 traz em seus episódios diversas lições para o marketing digital | Foto: Divulgação Netflix[/caption]
A série sul-coreana Round 6 é o novo grande sucesso da Netflix. Se você ainda não assistiu, pelo menos ouviu a seguinte pergunta “já viu a série da Batatinha frita 1,2,3?” em algum momento.
É indiscutível o fenômeno do seriado. A propósito, de acordo com a própria plataforma de streaming, menos de um mês após o lançamento, a série foi assistida por mais de 111 milhões de pessoas, tornando-se a maior de todos os tempos. Sem contar a verdadeira febre nas principais redes sociais, com inúmeros memes e comentários.
Portanto, além da trama intrigante e sem a parte do terror psicológico e crueldade, a história é importante para os profissionais de marketing digital. O motivo? As (várias) lições que ela pode trazer! E é sobre isso que vamos falar agora. Preparado?
A estreia de Round 6 aconteceu em 17 de setembro de 2021 na Netflix, apresentando uma narrativa de suspense. A trama já se inicia com um misterioso convite de jogo, enviado para pessoas endividadas que precisam urgentemente de dinheiro. Ao aceitarem o “convite”, 456 jogadores são trancados em um local secreto, e o vencedor receberá uma quantia altíssima em dinheiro, que poderá mudar a vida deles.
Cada rodada é um jogo infantil tradicional coreano, como Red Light, Green Light, entretanto, a consequência de perder a competição é, também, perder a vida.
Durante todos os episódios, a série retrata situações do nosso dia a dia, como finanças pessoais, jogos, vícios, cotidianos, valores familiares, cobiça, ganância, violência, entre outros. Mas, além de todos eles, é possível tirar lições de marketing dessa história.
Listamos 7 lições de marketing digital após assistir a série:
Conhecer o seu público-alvo é, sem dúvida, uma das principais estratégias de marketing. E, durante a série, ficou ainda mais claro o quanto isso precisa ser bem definido. Afinal, todos os jogadores do jogo mortal tinham uma coisa em comum: eles precisavam de dinheiro. Ou seja, cada competidor não foi escolhido à toa.
Tanto que, um dos motivos que fazem eles voltarem para o jogo, logo no início da série, quando pensam em desistir, é a necessidade em comum de ganhar o prêmio de bilhões de wons.
Usar uma boa estratégia de convencimento com storytelling é de extrema importância para quem trabalha no setor de marketing. Na série, a gente pode perceber essa técnica presente na história dos jogadores e nas relações com outras pessoas para gerar afeição e compaixão por eles. Sem contar na memória afetiva, com os símbolos e cores usados no decorrer dos episódios.
Dessa forma, a maneira como a história é contada prende, conecta o público com os personagens de forma emotiva, descrevendo ambientes e estabelecendo conflitos. E no marketing não é diferente, já que também é necessário criar uma narrativa para conquistar os clientes.
Em qualquer situação da vida é importante ter parceiros ao lado. E na circunstância que a série aborda, de sobrevivência, é fundamental que os personagens procurem aliados em busca de proteção e se aliem para ganhar suporte.
No mundo do marketing digital acontece o mesmo, pois é necessário conhecer as marcas e influenciadores digitais do seu segmento e buscar parcerias proveitosas.
Entender a demanda do público e atraí-lo é um dos pilares mais importantes do marketing digital. E na série isso foi muito bem representado, já que o recrutador sabia muito bem como fazer isso: oferecendo dinheiro. Portanto, aquilo resolvia as dores dos jogadores e se tornava o motivo da pessoa voltar.
No marketing digital, é valioso que as marcas saibam o que seus clientes precisam, quais as suas necessidades, para que, então, possam oferecer a solução para elas.
Em determinados momentos da série, fica mais evidente a necessidade de estratégias, em que muitas vezes não é o mais forte que ganha, mas sim o que detém o melhor plano, preparo e experiência.
Isso também é muito claro nas empresas. Nem sempre é a que mais converte, ou a que apresenta as melhores técnicas, que consegue atingir as pessoas certas. Há formas diferentes de se chegar ao mesmo resultado.
Uma coisa é certa: uma boa divulgação é a chave do negócio. Tanto que muito do sucesso de Round 6 aconteceu por causa de toda a propaganda envolvida. E foram muitas, desde os memes nas redes sociais, até o famoso “boca a boca”, em que um sempre questionava o outro se já tinha assistido os episódios, gerando um interesse.
Essa propagação alavancou a série e representou muito bem o que é trabalhar com marketing. Afinal, as redes sociais são uma arma poderosa e grande parte do que viraliza ganha uma repercussão astronômica.
Regra de ouro. Afinal, o dono do negócio precisa testar o seu produto. Isso em qualquer mercado de trabalho. Round 6 mostrou como isso é importante durante os episódios, quando o jogador 001, Oh Il-nam (Oh Young-soo) mostrava que vestia, de verdade, a camisa do seu próprio jogo, ao se aventurar nas partidas do seu próprio negócio.
Outro exemplo claro é que o criador de Round 6, Hwang Dong-hyuk, demorou mais de 10 anos para fazer a série sair do papel.
Gostou da nossa análise? O nosso objetivo foi mostrar que é possível sim tirar insights valiosos das séries, principalmente quando o assunto é marketing digital. Compartilhe com a gente a sua opinião!
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