Se você tem uma empresa e pretende melhorar as vendas e desenvolver sua marca, é importante se atentar aos passos da jornada do cliente. Para isso, é necessário pensar menos como empresário e mais como consumidor.
Mas por quê? Caso não foque no cliente em todas as etapas do processo de compra, talvez perca algo importante no caminho e até mesmo não o conquiste.
Jornada do cliente trata-se de um conceito que se refere ao caminho que ele percorre até chegar ao primeiro contato com uma empresa. Nesse sentido, passa pelo processo de conhecimento da marca, concretização da compra e fechamento do negócio.
A construção dessa jornada se baseia em diferentes etapas, cada uma exigindo formas de abordagem particulares. Para aplicar esse conceito, é necessário mapear todo o processo e colocar a sua estratégia em prática.
Dessa forma, você contribuirá decisivamente para conduzir o possível cliente de uma etapa a outra, até chegar à mais esperada: venda. Então quais são esses conceitos e como agir em cada um deles? Este é o assunto que vamos abordar agora!
Veja como cada uma é complementar à outra e segue uma sequência lógica.
É a etapa inicial da jornada do cliente, quando ele ainda está longe de comprar qualquer coisa, porém demonstra interesse em saber mais sobre determinado problema.
Mais focada no consumidor, a empresa apresenta o problema com as possíveis soluções. Ao oferecer esse tipo de conteúdo, dá um passo importante na jornada, ganha pontos e abre caminho para que o potencial cliente se torne um lead e se aproxime da compra.
Nessa etapa, a relação com o futuro consumidor avança algumas casas na jornada do cliente. É o estágio em que o potencial cliente já sabe que possui um problema e reconhece que você tem a solução de que ele tanto precisa.
Na etapa final da jornada, o cliente já está propenso a fechar a compra e escolhe você para depositar toda a confiança nessa decisão.
O cliente já fechou negócio com você e gostou do serviço prestado. É nesse momento que ele pode virar “advogado” da sua marca, a defendendo e indicando.
Após a definição desse mapa de trajetória do cliente, você poderá avaliar a experiência e melhorar as áreas necessárias!
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