blog da cubo333

Influenciadores virtuais: como é o seu novo papel no marketing


Por: Rayssa Lobato | Tempo de leitura: 3 minutos | Data: 02/12/2020

Avatares, bonecos, hologramas ou influenciadores virtuais? Há muitas definições para classificar perfis, como o de Lil Miquela e Noonoouri. Mas uma coisa é certa, eles têm sido bem-sucedidos para conquistar clientes. Sendo assim, a pergunta: como usar os influenciadores virtuais em sua estratégia de marketing?

O que são influenciadores virtuais?

Antes de mais nada, é preciso entender do que se trata! Basicamente, são modelos criados por computação gráfica, mas que estão cada vez mais realistas – acredite, parecem pessoas reais. Entre as vantagens, as empresas não precisam mandar os famosos “recebidos”, e os modelos virtuais não dão problemas como as estrelas de carne e osso.

Tem surgido nas redes sociais uma leva desses influenciadores virtuais. Muito provavelmente você já deve ter visto em alguma campanha por aí. Afinal, a lista é extensa e vamos falar deles daqui a pouco.

Influenciadores virtuais e marketing de empresas

Os influenciadores digitais estão, sem dúvida, ganhando mais espaço. Nos últimos anos, a discussão sobre o uso deles esteve em alta, principalmente quando Lil Miquela, uma das influencers virtuais mais famosas do mundo – com mais de 2,7 milhões de seguidores no Instagram – fez parceria com a Prada durante o desfile de inverno de 2018. Ela ainda foi escolhida como It Girl do verão pela Vogue e lançou uma música no Spotify. De lá pra cá, essa lista aumentou! Mesmo virtuais, as influenciadoras tratam de questões comuns a pessoas reais, como frustrações, decepções e desafios.

Quem são os influencers virtuais do momento?

Veja a seleção que separamos e conheça um pouco mais sobre elas:

Lil Miquela

Criada em 2016, a Lil Miquela é a influenciadora digital mais conhecida do mundo. Atualmente conta com 2,8 milhões de seguidores no Instagram. A influencer é criação da startup Brud, tem 19 anos, é cantora e tem mais de um milhão de ouvintes mensais no Spotify.

Na Internet, ela compartilha a vida como se fosse uma pessoa real. Fala de assuntos diversos, por exemplo, viagens, moda, arte e até mesmo problemas do dia a dia. Além de apoiadora de movimentos sociais, já trabalhou com grandes marcas, como a Prada, Off White e Samsung.

Lu do Magalu

A Lu do Magalu é a primeira boneca virtual do Brasil criada exclusivamente para uma marca. A influenciadora do Magazine Luiza é uma persona descrita também como criadora de conteúdo e especialista digital. Ela aparece nos perfis da marca que representa e contabiliza mais de 4 milhões de seguidores no Instagram.

Shudu Gram

Com 206 mil seguidores no Instagram, Shudu Gram é conhecida como a “primeira supermodelo digital do mundo”. Criada pelo fotógrafo britânico Cameron-James Wilson, apareceu nas redes pela primeira vez em abril de 2017. Já trabalhou para marcas gigantes, como a Fenty Beauty, da Rihanna. Um verdadeiro ícone!

Noonoouri

Mais uma das influenciadoras digitais que dominam as redes sociais. A Noonoouri foi criada por um alemão Joerg Zuber. Um do diferenciais é que ela vai “crescer”, ou seja, vai “envelhecer” como uma humana. O criador até fala sobre no futuro ela ter cabelos brancos e efeitos do tempo.

Ela atua como uma verdadeira digital influencer do segmento de moda, mostrando seus looks e rotina. Inclusive já fez parcerias com grandes marcas, a exemplo de Versace, Dior e Nike, e tem apoio de uma ex-diretora da Vogue Paris.

Vic Kalli

Vic Kalli é a primeira boneca 3D totalmente brasileira, criada em 2019. É fashionista, apaixonada por moda, tem 21 anos e é sagitariana: uma millenial conectada desde que veio ao mundo, literalmente. Já trabalhou para grandes marcas, como L’Office Brasil e Carmin.

Esses são apenas alguns, de uma extensa lista de influencers virtuais. Todos eles vêm ganhando destaque no mercado digital. E você, tem algum preferido? E por qual motivo acredita que as marcas começaram a aplicar esse tipo de estratégia?

Sobre a Cubo333

Somos uma agência digital especializada em soluções de marketing, design e tecnologia para divulgar empresas e marcas na Internet e off-line.

Comentários:

E-Book Cubo333