Como repetem todo ano, datas comemorativas desafiam a criatividade de profissionais de marketing. Afinal, o tema é o mesmo, mas a campanha precisa se diferenciar de alguma forma. Nesse sentido, nos chamaram a atenção algumas campanhas de Dia das Mães criativas.
O diferencial está na forma como souberam se inserir no contexto, usando um discurso criativo, emocional e compreensível.
O mote “Mãe, sua primeira influenciadora” guia essa campanha de Dia das Mães de 2021, que amarrou muito bem elementos da atualidade.
De cara, a analogia evidenciando como a figura materna nos influencia desde o nascimento. O jogo com a palavra “influenciadora”, no sentido de guia, mas com forte referência à atual tendência de blogueiras nas mídias sociais, nos pareceu uma boa sacada. Afinal, não é tão óbvia, porém fácil de entender.
Completa o fato de participarem mães blogueiras em alta no momento, como Gioavanna Ewbank e Sabrina Sato, que compartilham amplamente nas redes sociais as experiências com os filhos.
Já que se tornou comum mães postarem registros dos filhos na Internet, cria-se um sentimento de identificação do público-alvo com a campanha. Dessa forma, a aceitação é maior e mais natural.
A campanha “Um Dia das Mães para recordar”, lançada em 2020, focou num aspecto mais sério, mas não menos importante da maternidade: a velhice.
O intuito foi mostrar o poder da fotografia para gerar e resgatar lembranças, principalmente aquelas que, de certa forma, se perderam. É o caso da personagem Therezinha, que sofre de Alzheimer e, portanto, não tem mais a memória em pleno funcionamento.
Contada pelas filhas, a história destaca como as fotografias, de preferência tiradas com câmeras Cannon, se tornaram um dos principais elos com a mãe. Daí a importância de registrar o máximo de momentos ao longo da vida.
Um bom exemplo de como se posicionar no Dia das Mães de forma criativa, contextualizada e impactante, fugindo do óbvio.
Esperamos que essas campanhas inspirem seu trabalho não só para o Dia das Mães, como também para outras ocasiões.
É universal o princípio de associar elementos de diferentes áreas para criar um terceiro a partir de tais referências. De fato, disso que se trata a criatividade, tão importante em nosso altamente concorrido trabalho de marketing.
Alguma campanha de Dia das Mães chamou a sua atenção pela abordagem criativa?
Aproveite para ler este artigo sobre criatividade e aprimorar a sua técnica!
Comentários: