Como e por que escrever artigo no LinkedIn? Você já fez essa pergunta? É indiscutível que o LinkedIn é a principal rede social para profissionais, para buscar empregos ou acumular conexões. A ferramenta se tornou essencial para quem busca fazer networking e encontrar novas oportunidades de crescimento na carreira.
Ao abrir sua plataforma de publicação para todos os participantes, o LinkedIn trouxe a possibilidade do usuário publicar artigos em seu perfil e se tornar um pequeno produtor de conteúdo, algo muito parecido ao que acontece nos blogs.
Mas qual a importância desses artigos? É o que vamos te explicar!
O LinkedIn é a maior rede social corporativa que existe, criada com o objetivo de conectar profissionais do mundo inteiro. Diferente de outras redes sociais clássicas de relacionamento, como o Instagram e Facebook, essa é dedicada exclusivamente à interação de contatos profissionais.
Dessa forma, a utilização da plataforma não é muito diferente das outras: é gratuita, permite a interação entre os membros e a publicação de textos e vídeos.
Você pode usar o LinkedIn para objetivos profissionais, prioritariamente. Aliás, essa é a característica marcante da poderosa ferramenta, que lhe permite:
Já uma empresa pode utilizar o LinkedIn para:
Uma dúvida muito recorrente na hora de escrever é: sobre o que falar? O recomendado é falar sobre o que você tem conhecimento empírico, ou seja, algo que realmente faz parte da sua experiência profissional.
Você pode falar, por exemplo, sobre o que está mudando no seu mercado de atuação, sobre as novas competências que surgiram na sua profissão, o que está em pauta na sua área de atuação. Ou pode também abordar a sua própria carreira: como atingiu a sua atuação posição? Quais foram os desafios e como você superou?
Bom, conteúdos para diversos artigos realmente não vão faltar! O importante é, de fato, que você consiga falar com predominância sobre o assunto.
Veja algumas dicas que separamos sobre como publicar artigos no LinkedIn:
Antes de mais nada, é importante levar em consideração esse importante detalhe: quem você quer atingir? Quando se trata do LinkedIn existe um fator ainda mais delicado, pois se trata da sua marca profissional. Então é importante lembrar que tudo que você escrever ficará guardado para qualquer pessoa que vir a acessar o seu perfil.
Sendo assim, é fundamental ser assertivo em seu conteúdo. O que chama a atenção do seu público? Foque e trabalhe esses elementos e faça um texto envolvente e empolgante para prender o seu leitor. Incluir fotos e vídeos nas publicações também é uma ótima forma de tornar o seu texto mais agradável.
Com a definição do seu público-alvo definido, vem a segunda parte: o que vai compor e sustentar o seu texto? Para começar, pesquise dados que reforcem a sua ideia – quando for escrever sobre seu mercado de trabalho. Estatísticas também são fundamentais para aumentar a credibilidade do seu artigo.
Se você quer aparecer para o seu público, precisa ter uma constância de publicações. Afinal, não dá para fazer uma publicação e nunca mais postar nada, não é mesmo? Para aumentar o seu alcance, você precisa publicar frequentemente. Para atingir bons resultados você precisa estar frequente na rede social.
Mas, afinal, por que é importante escrever artigos no LinkedIn? Os milhões de usuários da rede social não estão interessados apenas em vagas de emprego – eles também estão sedentos por conteúdo.
O espaço do artigo também pode mostrar de maneira mais profunda quem você é profissionalmente e, assim, enriquecer o seu currículo. Vale lembrar que todos os textos que você publica são afixados no perfil do LinkedIn e ficam à disposição do usuário que quiser ler.
Separamos 5 razões para você entender a importância de publicar artigo no LinkedIn:
Escrever artigos no LinkedIn é uma excelente maneira de trazer visibilidade para sua carreira ou negócio. Uma forma de aumentar essa evidência do seu produto, é compartilhar conteúdo relevante. Ao compartilhar bons conteúdos, você vai mostrar para sua audiência quais são as suas competências, temáticas que domina, seus pontos de vista e, assim, construir a sua identidade e fortalecer sua marca pessoal.
Já que citamos o fortalecimento de marca pessoal acima, publicar artigos no LinkedIn é, sem dúvida, uma excelente oportunidade de mostrar para o mercado e seus concorrentes qual a sua especialidade e, quem sabe, tornar-se referência no assunto. Você pode também usar a plataforma apenas para externar suas opiniões sobre os acontecimentos no Brasil e no mundo. Passe de posição de platéia para influenciador!
O desafio de escrever e se mostrar para um grande número de pessoas vai trazer, com toda certeza, uma bagagem nova para a sua vida. É uma exposição interessante e que pode te encorajar a se desafiar mais vezes.
Sua rede passará a interagir com você ou seu negócio. Esse relacionamento vai gerar conhecimento sobre diversas áreas, novos contatos para discutir variados assuntos, dar incentivos, pedir opiniões e propostas.
Você sabe a diferença entre essas duas palavras?
Escrever artigos no LinkedIn te trará conhecimento, portanto, quando escolher um assunto para escrever, você será levado a fazer pesquisas sobre determinado tema. Sendo assim, ganhará mais bagagem e enriquecimento intelectual.
Da mesma maneira que ganhará auto-conhecimento. Afinal, ninguém escreve falando ou dançando. Essa pausa para escrever exige um nível de concentração e reflexão que poderá trazer novas descobertas inesperadas, inclusive sobre si mesmo.
Bom, é hora de mãos à obra!
É simples! Para começar, basta clicar em “Publicar” que fica na sua página pessoal. Esperamos que tenha conseguido entender como essa rede pode ser uma grande aliada para o seu marketing pessoal!
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