O briefing é uma das primeiras etapas do processo comercial de uma empresa. É um resumo na forma de relatório e, dentro da realidade das agências de publicidade, essa fase é essencial para garantir o alinhamento de expectativas com o potencial cliente e a definição correta do escopo do projeto de marketing.
Mas, quais são os elementos importantes para a criação desse briefing? É o que vamos te contar agora!
Antes de mais nada você precisa entender o que é o briefing. É, nada mais, que o documento que norteia a criação de qualquer trabalho que a agência irá produzir. Brifar é resumir em linhas gerais a informação que deve ser passada para orientar um fornecedor da sua empresa, na maioria das vezes, a agência de publicidade e propaganda.
Somente com o registro de todas as informações estratégicas é possível que os envolvidos estejam em sintonia para a produção do material.
Este documento é o principal registro de ideias iniciais, então é importante que ele seja claro e detalhado em relação ao que se pretende. Portanto, para chegar a esse resultado, alguns elementos são importantes para essa construção. Veja quais são:
Quando você fecha um contrato a tendência é querer executá-lo logo para entregar resultados. É importante estudar o cliente antes e saber com precisão os objetivos dele com o investimento na estratégia de comunicação. Descubra precisamente o que o cliente pretende com os serviços contratados.
Boa parte do projeto é decidido pelo orçamento que o cliente tem para investir no projeto de comunicação. Somente sabendo “o quanto seu cliente quer pagar” você terá tem condições de indicar as melhores mídias e ações para a estratégia de comunicação dele. Ou seja, ter a informação do budget garante um alinhamento interessante e rentável para vocês dois.
Na construção do modelo de briefing para agência vale colocá-lo em destaque. Isso porque cada trabalho requer um esforço diferente, mas a maioria dos clientes não tem noção das particularidades para produção de cada peça. Quando não puder negociar o prazo, explique porque e oriente-o para a gestão dos prazos das próximas demandas.
Conhecer seu público-alvo é indispensável e apenas dessa forma será possível desenvolver uma comunicação estratégica, focada em resultados. Nem sempre as empresas tem essa clareza. Se esse for o caso, essa é mais uma chance de você vender seu peixe e auxiliar o cliente nessa identificação e na construção da persona.
O desenvolvimento de um bom modelo de briefing exige que você tenha informações claras sobre o perfil e o estilo que o seu cliente pretende adotar em sua estratégia de comunicação. Lembre-se também de conhecer as preferências e as objeções do seu cliente. Elas pertencem a uma esfera muito pessoal.
Não se esqueça: mostrar um briefing de qualidade é o primeiro passo para garantir a entrega de um serviço de qualidade e, principalmente, que atenda às expectativas. Por isso, uma construção bem feita faz toda a diferença.
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