Hoje é o Dia Internacional da Mulher, e a data é um importante marco no calendário mundial. Afinal, é um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas, principalmente por igualdade e respeito. E para celebrar o dia 8 de março, separamos 5 dicas de filmes sobre mulheres fortes e inspiradoras.
Esses filmes são um grande reforço e estímulo para que todos entendam o papel feminino na sociedade, nas relações familiares e, claro, na história. Concorda? Veja a nossa seleção:
O filme conta a história de três mulheres geniais: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Mary Jackson (Janelle Monáe) e Dorothy Vaughn (Octavia Spencer). O enredo gira em torno do momento em que a corrida espacial entre os Estados Unidos e Rússia se torna cada vez mais acirrado, e as três amigas fazem parte de uma equipe exclusivamente formada por mulheres afro-americanas e provam serem elementos essenciais para o sucesso da missão Mercury-Atlas 6 que colocou, pela primeira vez, uma nave tripulada em órbita ao redor da terra.
Em meio à Guerra Fria, essas profissionais da NASA precisaram enfrentar o preconceito de colegas e desafiar a hierarquia para que seus esforços e talentos fossem reconhecidos. Uma história real que foi mantida em segredo por anos.
Estrelado por Jennifer Lawrence (indicado ao Oscar pelo papel), o filme conta a história real de Joy Mangano, uma das empreendedoras mais bem-sucedidas dos Estados Unidos. Com uma vida pessoal bastante complicada, mas com uma criatividade a flor da pele, a personagem de Joy constrói um império a partir da invenção de um esfregão que revolucionaria a forma de realizar limpeza doméstica e que se transforma em um fenômeno de vendas.
Em busca de investidores, Joy para por diversas situações de assédio, mas, fiel a seu projeto, deixou de seguir o que a sociedade impõe e, no final, conseguiu conquistar sua meta e sucesso.
A frase “Não queremos quebrar as leis. Queremos fazer as leis”, dita pela sufragista Emmeline Parnkhurst, tornou-se um dos gritos de guerra na luta das mulheres pelo direito de voto. O filme retrata a luta para que as mulheres pudessem votar no Reino Unido no início do século XX. Assim, um grupo de militantes formado unicamente por mulheres, decide ir às ruas, quebrar vidros e estabelecimentos, travando uma guerra para que a igualdade fosse instaurada.
A britânica Maud Watts (Carey Mulligan), mesmo com pouco conhecimento sobre o universo político decide fazer parte do grupo das sufragistas. Além da batalha política pelo direito ao voto, ela tem que enfrentar também a pressão de familiares e a dificuldade com a polícia, para manter vivo o seu sonho!
A história demonstra situações marcantes que envolve situações de afeto, amizade e confiança em prol dos direitos civis norte-americanos. O filme relata os conflitos e dificuldades sobre as questões raciais entre empregadas domésticas e suas patroas.
As personagens vividas por Skeeter (Emma Stone), Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer) escrevem um livro sobre os afetos e desafetos dessa relação.
Frida Kahlo é um dos primeiros nomes quando pensamos em ícones femininos na história contemporânea. No filme, a conturbada vida da pintora mexicana é detalhada em diferentes perspectivas. Declarada patriota, comunista e revolucionária, teve uma vida de superações e sofrimentos, que, refletidos em sua obra, fizeram dela uma das maiores pintoras do século.
Sua inquietude artística, seus problemas de saúde e sua vida amorosa são retratados através da incrível atuação de Salma Hayek no papel da protagonista.
Gostou da nossa seleção? Prepare a pipoca e aproveite para assistir e se inspirar com essas belas histórias!
Comentários: