Muito provavelmente você já ouviu falar sobre um dos últimos sucessos da Netflix: a minissérie “O Gambito da Rainha”. Afinal, a produção tornou-se uma das preferidas e mais assistidas no catálogo da plataforma no ano de 2020. Mas o que a série pode trazer de lições para o mercado do marketing e pode influenciar no comportamento dos consumidores?
Em apenas sete episódios, “O Gambito da Rainha” apresenta cenas com foco em tabuleiros e peças, fazendo um jogo que é extremamente cerebral e com ares típicos de filmes de ação. O mercado do xadrez ganhou holofotes e isso reflete em (muitos) números que vamos te mostrar no decorrer desse conteúdo. Preparado?
Lançada no dia 23 de outubro de 2020, a minissérie conta a história de Beth Harmon, uma jovem prodígio de xadrez em seu caminho para se tornar campeã mundial, n os anos 1950, enquanto lida com dramas pessoais, como a depressão e dependência de álcool e drogas.
Baseada no livro homônimo de 1983, de Walter Tevis, “O Gambito da Rainha” é, até agora, a minissérie original de maior sucesso da plataforma de streaming. Apenas 28 dias após seu lançamento, a produção já tinha sido assistida em mais de 62 milhões de casas ao redor do mundo.
Mas como essa produção influenciou (e muito) no comportamento das pessoas?
As buscas por “jogos de xadrez” dispararam de acordo com o Google Trends. Os usuários também pesquisaram bastante no buscador sobre as jogadas de xadrez, como a siciliana ou o cheque pastor.
A procura por “O Gambito da Rainha” cresceu em 250%, por exemplo, enquanto a pesquisa sobre “jogada siciliana” aumentou em 300%. Nos Estados Unidos, as vendas de jogos de xadrez aumentaram em 87%.
Não foi apenas os jogos de xadrez que tiveram um crescente aumento depois do lançamento da série “O Gambito da Rainha”, os sites e aplicativos também cresceram. O número de registros de usuários diários no site Chess.com, por exemplo, aumentou em 5 vezes.
Já o aplicativo “Chess – Play and Learn” saiu da 1045ª posição para 140ª no ranking mundial. Gerando uma receita de U$$ 300 mil para a empresa, segundo a Sensor Tower.
Após as informações listadas aqui, é perceptível que a produção da Netflix teve, de fato, uma grande influência positiva no mercado de xadrez, sem nem mesmo tentar vender o jogo aos espectadores durante a minissérie. Portanto, é muito importante entender as lições que “O Gambito da Rainha” traz para o cotidiano do marketing nas empresas.
Separamos duas lições que você pode aprender com o fenômeno da série e levar para o cotidiano do marketing:
Mesmo sem a pretensão de vender o jogo de xadrez para os espectadores, a série despertou interesse pelo jogo. Portanto, a maior lição deixada é que o conteúdo importa muito na hora de vender produtos.
Com todo o sucesso da série “O Gambito da Rainha” e o aumento que ela provocou no interesse das pessoas pelo jogo de xadrez e em suas vendas, já nos dá uma visão sobre o futuro do marketing.
Aliás, o futuro (e, talvez, até o presente) do marketing será uma fórmula pautada em: conteúdo + comércio = mais vendas. E, quando falamos de conteúdo, nos referimos às histórias que entretêm e emocionam o público.
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