Construção de marca: como aplicá-la na empresa
Por: Rayssa Lobato | Tempo de leitura: 2 minutos | Data: 02/12/2020
A construção da marca é um processo que pode levar anos. Afinal, não é apenas o nome da empresa, é o DNA, o que conecta o cliente ao produto/serviço. Vai muito além de um logotipo, também trata da decoração de ambientes, rótulos, embalagens e tudo o que está ligado à imagem da empresa.
Desse modo, a marca deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade àquele negócio. Essa construção deve ser conduzida pelos responsáveis, a fim de evitar que seu nome e sua imagem sejam prejudicados.
Como construir uma marca e sua reputação?
A reputação de marca é um dos principais ingredientes que contribuem para o sucesso das empresas. Isso ocorre porque a construção de uma imagem positiva ajuda o negócio a ter mais clientes fiéis e defensores da marca, e vários deles podem recomendar seu produto ou serviço aos amigos.
Veja algumas dicas que auxiliam nesse processo de desenvolvimento de construção – e de uma boa reputação:
- Estratégia e posicionamento bem definidos: >o empreendedor deve saber, de forma clara, o que o negócio é hoje e como pretende ser amanhã, considerando as atividades e o público do empreendimento. Sem esquecer, é claro, sobre aspectos, como ética, confiabilidade e os pontos que destacam a empresa da concorrência.
- O desenho da marca precisa comunicar: o principal pilar dessa construção envolve muita pesquisa e reconhecimento. Além disso, precisa ser original e atrativo, informando com objetividade os pontos fortes do negócio.
- Identidade verbal e visual: confere legitimidade ao discurso escrito, falado ou visual aplicada nos materiais da marca.
- Planejamento para ativar a marca: para uma efetiva construção de marca, o empreendedor deverá estudar onde e como vai começar a divulgá-la, o público, o alcance e qual a relação entre custo e benefício desse processo.
- Gestão de marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente: todos os materiais que envolvem a marca – seja impresso, arquitetura ou decoração – precisam se comunicar uns com os outros. Assim, a imagem do negócio vai garantir a consistência e a continuidade no uso da marca.
- Alinhar o discurso com a prática: sem dúvida é outro fator de extrema importância. Para conseguir efetuar uma marca sólida e ter boa reputação, deve-se ter práticas coerentes com seu discurso. Com isso, você transmitirá confiança às pessoas, o que contribui para que falem bem dos seus serviços.
E você, já se perguntou quais valores a sua marca quer levar para o seu público? Se está entrando no mercado agora, esta é a oportunidade de rever tudo o que já foi planejado. Agora, se a sua empresa está aberta, reavalie essas questões e como elas podem ser aplicadas para inovar!
Quer saber mais? Nós podemos te ajudar! Envie uma mensagem e converse conosco!
Somos uma agência digital especializada em soluções de marketing, design e tecnologia para divulgar empresas e marcas na Internet e off-line.
Comentários: