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Jornada do cliente: entenda a importância para o marketing da empresa


Por: Rayssa Lobato | Tempo de leitura: 2 minutos | Data: 02/12/2020

Se você tem uma empresa e pretende melhorar as vendas e desenvolver sua marca, é importante se atentar aos passos da jornada do cliente. Para isso, é necessário pensar menos como empresário e mais como consumidor.

Mas por quê? Caso não foque no cliente em todas as etapas do processo de compra, talvez perca algo importante no caminho e até mesmo não o conquiste.

O que é jornada do cliente?

Jornada do cliente trata-se de um conceito que se refere ao caminho que ele percorre até chegar ao primeiro contato com uma empresa. Nesse sentido, passa pelo processo de conhecimento da marca, concretização da compra e fechamento do negócio.

A construção dessa jornada se baseia em diferentes etapas, cada uma exigindo formas de abordagem particulares. Para aplicar esse conceito, é necessário mapear todo o processo e colocar a sua estratégia em prática.

Dessa forma, você contribuirá decisivamente para conduzir o possível cliente de uma etapa a outra, até chegar à mais esperada: venda.  Então quais são esses conceitos e como agir em cada um deles? Este é o assunto que vamos abordar agora!

As 5 etapas da jornada de compra do cliente

Veja como cada uma é complementar à outra e segue uma sequência lógica.

1. Aprendizagem e descoberta

É a etapa inicial da jornada do cliente, quando ele ainda está longe de comprar qualquer coisa, porém demonstra interesse em saber mais sobre determinado problema.

2. Reconhecimento do problema

Mais focada no consumidor, a empresa apresenta o problema com as possíveis soluções. Ao oferecer esse tipo de conteúdo, dá um passo importante na jornada, ganha pontos e abre caminho para que o potencial cliente se torne um lead e se aproxime da compra.

3. Consideração

Nessa etapa, a relação com o futuro consumidor avança algumas casas na jornada do cliente. É o estágio em que o potencial cliente já sabe que possui um problema e reconhece que você tem a solução de que ele tanto precisa.

4. Compra

Na etapa final da jornada, o cliente já está propenso a fechar a compra e escolhe você para depositar toda a confiança nessa decisão.

5. Advocacia

O cliente já fechou negócio com você e gostou do serviço prestado. É nesse momento que ele pode virar “advogado” da sua marca, a defendendo e indicando.

Após a definição desse mapa de trajetória do cliente, você poderá avaliar a experiência e melhorar as áreas necessárias!

Sobre a Cubo333

Somos uma agência digital especializada em soluções de marketing, design e tecnologia para divulgar empresas e marcas na Internet e off-line.

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